Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Sarau de História

Significado de Sarau

Reunião festiva, à noite, para dançar, ouvir música e conversar. / Reunião noturna, de finalidade literária é toda aquela reunião festiva entre amigos. Ouve-se música, assiste-se filme, filosofa, leem-se trechos de livros, faz-se poesia! Sarau é onde a gente reúne os amigos ligados à arte e cultura. Onde a gente soma conhecimentos e delícias, onde a gente descobre junto e vivencia! Sarau é, segundo os dicionários consultados, reunião festiva, dentro de casa, de clube ou de teatro, em que se passa a noite a dançar, a jogar, a tocar, etc. Também pode ser concerto musical de noite, assim como reunião de pessoas para recitação e audição de trabalhos em prosa ou verso. As outras perguntas não estão no âmbito do Cibe dúvidas, porque não são dúvidas de língua portuguesa, pelo que lhe sugiro que consulte, por exemplo, uma enciclopédia.


A Escola Municipal Professora Elza Rogério, de Muriaé, na Zona da Mata mineira, faz um sauru poético para estimular a leitura entre os alunos do ensino fundamental, com a escolha de um autor para ser estudado por todas as turmas. O selecionado este ano é o poeta Vinícius de Moraes (1913-1980). Em 2011, foi a poetisa Cecília Meireles (1901-1964).De acordo com Vilma Assis Gomes, que dá aulas a estudantes do terceiro ano do ensino fundamental, o projeto engloba a realização de diversas atividades, de acordo com a maturidade de cada classe. "Para finalizar, há apresentações de trabalhos de todas as turmas, envolvendo declamação de poesias, dramatizações e danças, dentre outras atividades", explica a professora. Com sete anos de magistério, seis dos quais na escola, ela já lecionou em outras unidades de ensino municipais e estaduais das áreas urbana e rural de Muriaé e do município vizinho de Miradouro. Outro projeto de estímulo à leitura desenvolvido na escola é o Vai e Vem, criado para despertar o gosto pela leitura e pela literatura, enriquecer o vocabulário e melhorar a escrita. Inicialmente, quando começa o ano letivo, a diretoria da instituição distribui livros de literatura em cada turma, de acordo com a idade e o nível de escolaridade dos alunos. Segundo a diretora, Maria Helena de Andrade, nas turmas do primeiro ao quinto ano, as obras ficam guardadas em sala de aula, sob a responsabilidade dos professores; do sexto ao nono, ficam na biblioteca. Nos dois casos, às sextas-feiras, os estudantes podem escolher os livros que desejam ler. O controle é feito com o auxílio de um caderno, no qual são anotados os nomes dos estudantes e os títulos dos livros emprestados e devolvidos. “Em geral, os livros são recolhidos na segunda-feira para a redistribuição na sexta-feira seguinte e, assim, dar sequência ao projeto", explica a professora Vilma. Sempre que possível, os alunos participam de uma roda de apresentação dos livros lidos. "É nítida a empolgação dos alunos no momento da escolha dos títulos. Um aluno sempre influencia outro colega". Vilma deixa claro que a intenção do projeto não é obrigar o aluno a ler, mas permitir que ele tenha contato com o mundo mágico dos livros e que, desse modo, descubra por si mesmo o prazer de ler.



O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •  Ler textos  dos gêneros previstos para o ano ajustando estratégias de leitura;
  • Utilizar a linguagem oral com eficácia, expressando sentimentos e opiniões;
  •  Produzir textos escritos coerentes, considerando o leitor e o objetivo  da mensagem, começando a identificar o gênero e o suporte que melhor atende a intenção comunicativa;
  • Escrever textos dos gêneros previstos para o aluno utilizando escrita alfabética e preocupando-se com as normas ortográficas.
Os alunos precisam estar inseridos em um contexto de letramento convivendo e/ou tendo noções de diferentes gêneros textuais.


Estratégias e recursos da aula


A diversidade de gêneros textuais na sala de aula

O trabalho com a diversidade de gêneros textuais tem se expandido em meio às práticas
pedagógicas de muitos professores, pois oferecem ricas e variadas oportunidades de explorar o texto como unidade de ensino da leitura e da escrita. aprender com a variedade de gêneros textuais garante ao aluno a oportunidade de conhecer textos que circulam socialmente e através de suas análises sistematizar convenções ortográficas e gramaticais, bem como aperfeiçoar o uso dos recursos coesivos.
O trabalho com os diferentes gêneros textuais deve ser norteado a partir dos blocos  de conteúdos de Língua Portuguesa proposto para o ensino Fundamental pelos PCN (1998): Língua oral, Língua Escrita( Prática de Leitura/Prática de produção de texto) e Análise e Reflexão sobre a Língua. 


Sequência Didática

O professor deve ter bem definido quais gêneros textuais pretende trabalhar com sua turma antes de dar início a esta sequência, para que possa explorar as quatro competências previstas para este trabalho: ler, ouvir, conhecer e produzir diferentes gêneros textuais.
esta sequência didática será desenvolvida em cinco aulas, como se apresenta no exemplo a seguir, tendo o CONTO DE FADAS como gênero textual estudado.

1º AULA: PRATICAS DE LEITURA

Esta aula inicial tem a finalidade de ampliar o repertório textual da turma em relação ao gênero textual escolhido.
Antes de iniciar a leitura o professor deve sondar os conhecimentos prévios que os alunos tem em relação ao gênero estudado. No caso o CONTO, é preciso identificar quais  histórias a turma já conhece/quais são as suas preferidas /etc.
Leitura feita pelo professor: Ex.: O Patinho Feio, A princesa e a ervilha (Hans Christian Andersen).

                                                       SARAU DE POESIA




“Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroxima
A rosa hereditária
A rosa radioativo
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor, sem perfume.

 
Esta poesia, como foi dito acima, pode ser trabalhada numa aula de história, que o professor, através dos versos, pode explicar todo o conteúdo desse aterrorizante acontecimento. Pode explicar, por exemplo, por que o poema se chama A Rosa de Hidroxila, como também explicar que os escritores modernistas transplantavam o momento vivido para as poesias, como é o caso de Vinícius.

Conclusão

Os professores devem trabalhar poesias e textos poéticos com seus alunos, pois estes vêm sendo indicados como um dos meios mais eficazes para o desenvolvimento das habilidades de percepção sensorial da criança e do adolescente, do senso estético e de suas competências leitoras e, consequentemente, simbólicas.

A interação com a poesia é uma das responsáveis pelo desenvolvimento pleno da capacidade linguística da criança e do adolescente, através do acesso e da familiaridade com a linguagem conotativa, e refinamento da sensibilidade para a compreensão de si própria e do mundo, o que faz deste tipo de linguagem uma ponte imprescindível entre o indivíduo e a vida.


Fonte:
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/3985/como-trabalhar-a-poesia-em-sala-de-aula#ixzz3bTO9NyaZ 


Por: Jessica Eugenia
        Francisca Gislany


2 comentários:

Template grátis personalizado por Amanda Layouts - www.amandalayouts.com. Veja mais modelos AQUI